sábado, 24 de setembro de 2011

E chegou a primavera! Beleza e cuidados com a saúde!




Primavera é a estação do ano que se inicia no dia 21 de setembro e é caracterizada pelo florescimento e aumento das temperaturas, já que ocorre após o inverno.


No entanto, com  a chegada da primavera, algumas doenças começam a se manifestar. Nesta época do ano, o pólen se desprende das flores e fica pelo ar, facilitando que as pessoas entrem em contato com ele, o que pode causar irritações, resultando em conjuntivite e rinite alérgica. Outras alergias também são comuns. Em muitos dos casos é difícil fugir de uma contaminação alérgica, mas uma boa higiene pessoal e de objetos pessoais pode ajudar. Ah! Alimentar-se com qualidade também auxilia o sistema imunológico, coma frutas e verduras sempre, sem esquecer de beber bastante água.

E como nesse período, o tempo pode ficar mais chuvoso o risco de doenças adquiridas através de água contaminada e dengue também pode aumentar. Por isso, vamos aproveitar enquanto a chuva não vem e dar aquela faxina no quintal e verificar a tampa da caixa d' água para evitar maiores problemas.


Cuidados com os pequenos:
*Com o aumento da temperatura, a necessidade de beber água cresce, por isso os alunos devem trazer para a escola copo todos dias .
*A criança deve vir uniformizada para a escola todos os dias, pois com o calor ela não se sentirá incomodada já que ele é confortável e fresquinho.
*Promover uma boa alimentação: café da manhã, almoço e jantar. Ofereça ao seu filho frutas e verduras. Aqui na escola a merenda é balanceada e recomendada por nutricionista, além disso, nas terças-feiras é o dia da fruta, momento em que após o lanche as crianças saboreiam frutas diversas. Seu filho está trazendo?
*Cuidados pessoais também são importantes: ensinar e ajudar a criança a tomar um bom banho (antes e ao chegar da escola); escovar os dentes após todas as refeições; usar o banheiro de forma adequada e higiênica; analisar a limpeza do uniforme, calçados usados para ir à escola e materiais escolares - mochilas, copos, toalhas- diariamente; os copos devem ser lavados todo dia, trocar a toalha , lavar a mochila sempre que necessário.

Medidas de ordem e higiene auxiliam na prevenção de doenças e no caso de contaminação são importantes para o sucesso do tratamento. (Senso de organização e higiene: Programa 5S).

Um comentário:

  1. Bacana o blog. Tenho visitado algumas vezes o CMEI e pude ver a dedicação dos profissionais dali. Uma escola com boa energia e muito organizada. Espero que brote uma parceria duradoura junto a escola. Bruna e Carol, podem sempre contar com minha parceria,fotos ou brindes para os eventos. Só não me peçam para trocar lâmpadas! Rs.
    Maurício - representante ecobrink

    ResponderExcluir