sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A saúde em primeiro lugar!

REMÉDIO NÃO É BRINQUEDO!


O que fazer quando a criança precisa fazer uso de medicamento no período em que está na escola?
A professora é habilitada a ministrar medicamentos a pedido da família, mas sem receita?
Clique em "Mais informações", leia o artigo e informe-se sobre como proceder se for necessário pedir a colaboração da escola para dar remédio a seu filho.



É correto medicar alunos na escola? Não há lei que impeça, mas quando um aluno apresenta sintomas de gripe ou febre e a escola oferece-lhe medicamento, o risco é grande. No caso dos antibióticos, a situação é ainda mais séria, pois esse tipo de medicamento desencadeia diversas reações nos primeiros dias de uso. Portanto, a escola não pode assumir o risco e medicar uma criança, a alternativa mais viável em caso de algum aluno apresentar mal estar é entrar em contato com os responsáveis. Lembrando que medicar sem o conhecimento de um médico pode piorar a situação.

Mas e se a criança estiver em tratamento e o remédio é  indicado pelo médico? Essa situação é diferente, se o aluno foi ao médico e necessita fazer uso de algum medicamento durante o período em que está na escola, é necessário informar a professora, entregar em mãos o medicamento e registrar por escrito o horário e a quantidade exata para que ela possa ministrar com segurança o remédio.

Em todo caso, é sempre melhor organizar o horário do medicamento de forma que a criança não necessite fazer uso na escola, garantindo o  acompanhamento da família na  análise de possíveis reações, além de evitar transtornos como: perda do medicamento, informações desencontradas, esquecimento do mesmo no recinto escolar.

Para resguardar a escola e a saúde das crianças, todo medicamento a ser ministrado pelas professoras deve vir acompanhado da receita e o histórico de saúde da criança deve  ser repassado aos professores e direção escolar (no caso de alergias mais sérias ou doenças que requerem a atenção).

ATENÇÃO: O acompanhamento do tratamento médico de uma criança é de responsabilidade dos pais. A escola pode auxiliar ministrando medicamentos acompanhados de receita. No caso de mal estar ou machucados, a escola avisa imediatamente a família. Se em casa, a criança apresenta febre, dores, vômito, entre outros, é melhor analisar antes de levá-la para a escola. A família deve comunicar sempre à escola quando a criança falta por motivo de problemas de saúde. Nunca esqueça que a automedicação coloca a saúde em risco. Em caso de dúvidas entre em contato com a direção da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário