quarta-feira, 11 de maio de 2011

Objetos pessoais: a criança tem que cuidar?

A expressão "objetos pessoais" significa: pertencem a uma determinada pessoa e é ela quem deve carregar, manusear, guardar, cuidar!

        No dia a dia, as crianças observam os adultos manuseando diversos objetos diferentes, mas será que elas conseguem "tomar conta" de tudo ao mesmo tempo? A responsabilidade é adquirida aos poucos, de acordo com a capacidade e a maturidade. As crianças pequenas, na faixa etária da educação infantil, devem e necessitam aprender a ter responsabilidade, entretanto, devemos ter bom senso. Por exemplo, no período escolar, é perfeitamente possível que uma criança entre 3 e 5 anos consiga cuidar de seus objetos escolares - mochila, copo, toalha, calçados, pasta de dever- desde que bem orientada pela família e professora. O problema é que em muitos casos, elas acabam levando para a escola objetos desnecessários e que junto ao material (útil) escolar, o número de itens para cuidar se torna maior do que são capazes de segurar, guardar na mochila ou simplesmente de lembrar que levaram determinado objeto para a escola. Sendo assim, observe o que  seu filho anda carregando, será que ele leva para escola objetos além do necessário?
       Cada criança deve trazer para a escola seus objetos pessoais individuais, pois são estes objetos que elas são preparadas para cuidar nesse momento, caso contrário elas ficarão sobrecarregadas e muitos de seus pertences podem estragar ou sumir.
       Se por caso você está percebendo certa dificuldade em auxiliar seu filho a cuidar de seus pertences, converse com a professorade dele e juntos vocês o ensinarão   como é bom ter reponsabilidade com o que é nosso, pois além de nos tornarmos mais organizados, ficamos menos cansados, os objetos não somem, têm maior durabilidade, enfim, responsabilidade é um dos segredos para uma  vida prática e tranquila!
Professora: Keli Cristina dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário