quarta-feira, 18 de maio de 2011

AS FAMÍLIAS RECEBEM UM INFORMATIVO MENSAL DO PROJETO CRIANÇA CIDADÃ: VALE CONFERIR!

Mensalmente, cada aluno leva para casa um informativo sobre o projeto para compartilhar com a família. Assim, todo mundo se envolve...Vale conferir! Se for imprimir, lembre-se de utilizar papel reciclável.
 Clique para visualizar os informativos de março e abril..





INFORMATIVO
“CRIANÇA CIDADÃ


CAMPANHA CONTRA A DENGUE: A prevenção é a única arma contra a doença.

XÔ PIOLHO !
O  estigma de que ter piolho é ter falta de higiene continua.  Quando encontram nossos velhos companheiros na cabeça de uma criança imediatamente se pensa na falta de higiene, no descuido do asseio por parte dos pais... o mais puro e simples preconceito. A lavagem de cabelo evita uma série de problemas e faz parte dos bons hábitos de  higiene, porém, não é ela que evita ou mata os piolhos.Esse preconceito gera uma série de problemas de ordens social e emocional, atingindo principalmente as crianças em fase escolar. A criança sente-se envergonhada, além do incômodo e irritação causada pela infestação. Os pais, muitas vezes, não sabem como lidar com o problema e sentem-se não menos envergonhados e receiam ficarem infestados. Saiba que as ações isoladas não funcionam, mesmo que consiga se eliminar os piolhos de uma criança, esta pode novamente ser infestada, pois o problema não é individual, é coletivo. Então,o que fazer? Como evitar? Como tratar? Não há como evitar que os piolhos venham a se instalar, porém, a atenção é o segredo. A qualquer sinal de coceira deve-se examinar a cabeça a procura de piolhos e lêndeas, quanto mais cedo se iniciar os tratamentos e comunicar as pessoas com quem se convive, mais fácil de controlar a situação. Outra maneira é evitar o uso comum de pentes e bonés quando se suspeitar do problema e lavar em água quente e passar a ferro a roupa de cama. A grande arma é um pente bem fino, pois a ação de pentear ajuda a retirar dos cabelos as ninfas e os adultos que devem ser jogados no vaso sanitário ou em um pote com álcool a fim de matá-los. Atenção, não se deve espremê-los entre os dedos.  Um bom método é, após lavar bem a cabeça, aplicar bastante condicionador e colocar uma touca plástica sem enxaguar, após umas duas horas, pentear e fazer a catação com o pente fino.Há disponível no mercado uma série de piolhicidas, mas deve-se ter extrema cautela ao usá-los. Muitos piolhos criaram resistência pela seleção natural a uma série destes produtos e de nada adiantará utilizá-los e, em sua grande maioria são substâncias tóxicas, seu mau uso pode levar a quadros de intoxicação.  E como para todo e qualquer medicamento deve-se sempre consultar um médico. No entanto,  o uso do pente fino ainda é o mais eficiente.
LEMBREM-SE: SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA!!!
ATÉ O PRÓXIMO MÊS...
A EQUIPE,
MARÇO/2011

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

MÊS: MARÇO
O PROJETO CRIANÇA CIDADÃ JÁ É UM SUCESSO! TEMOS TRABALHADO  TEMAS RELACIONADOS COM CIDADANIA E VALORES, INCLUINDO SAÚDE E HIGIENE. ESTE INFORME É PARA TODA A FAMÍLIA SE ENVOLVER. VEJAM  AS DICAS DESTE MÊS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário