quarta-feira, 30 de março de 2011

Conhecer para poder educar melhor!


Quem nunca deu ou levou uma mordida na escola ? Principalmente se estiver  na educação infantil? Isso ocorre porque nessa fase, as crianças estão aprendendo a expressar seus sentimentos. As mordidas costumam ocorrer com frequência nos grupos de crianças menores, entre 2 e 3 anos, que vivenciam a fase chamada de "oral", e, por isso adquirem o costume de levar tudo a boca (mãos, pés, objetos, etc.) Quando esses pequenos chegam na escola, têm que conviver com várias outras crianças e nem sempre a socialização ocorre facilmente. Sendo assim, por algum desentendimento, a mordida é a forma que alguns encontram para solucionar o problema, o que na verdade gera muitos outros.

O que fazer com a criança que morde? Clique e se informe.

A criança que morde deve ser repreendida, mas também orientada. É necessário conversar sobre respeito ao próximo, sobre a importância de ser carinhoso com os amigos e principalmente demonstrar que a melhor forma de solucionar um conflito é conversando. Ajudar a criança que costuma bater, morder ou gritar quando é contrariada é essencial para o bem estar dela mesma. Deixá-la expressar o que sente, colocar para fora tudo o que a incomoda, pois se estiver reprimida não saberá lidar com as emoções e sempre reagirá de maneira inesperada quando se sentir ameçada, desapontada ou não tiver seus desejos atendidos.

O mais importante é saber que a mordida faz parte de uma fase da vida e tratar com tranquilidade é a melhor maneira de enfrentar esse momento sem deixar traumas. Ter uma criança que morde, pode acontecer com qualquer um, o que não pode é não resolver o problema.

E a criança que leva a mordida?
É necessário conversar com ela também, alertá-la a sempre chamar um adulto quando isso ocorrer, e que revidar não é saudável. Os pais das crianças que levam mordidas devem procurar a escola para informar o fato, pois assim, pais e professores juntos poderão cuidar da situação.

"Lembrem-se: as crianças são observadoras, se temos atitudes agressivas não há conversa que resolva. O bom exemplo é sempre o melhor caminho para a boa educação."

Professora Keli Cristina dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário