segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jogos eletrônicos: na dose certa não faz mal!

Em meio de tantas opções de lazer e diversão que podemos encontrar nos dias de hoje, se destacam os games eletrônicos. Mas afinal, existe ou não um certo malefício envolvendo esse tipo de diversão?





Clique em "Mais Informações" e confira os benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos.



Os Benefícios

Comprovado por vários cientistas em todo o mundo, o ato de se divertir por meio de games eletrônicos pode trazer à criança uma melhor percepção da realidade, formação de personalidade e até mesmo criatividade. Embora horas de abuso em frente ao computador ou vídeogame tenham trazido suspeitas de que eles possam causar um decaimento no desempenho do estudo, como principalmente matemática, os games proporcionam um aumento significativo na capacidade de lógica da criança.
Nos adultos, para aliviar o stress, jogos não violentos como corrida e aventura são recomendados para diminuir a tensão e manter a pessoa, por instantes, longe de problemas que os venham a perturbar.

Os Malefícios
  
Na questão dos malefícios há distúrbios psicológicos como também problemas físicos. Neste caso podemos citar o mau posicionamento em que uma criança ou adolescente possa estar fazendo diante do jogo. Entra também a questão do lesionamento por esforços repetitivos (LER) que no caso dos games, atingem principalmente as mãos devido ao teclado ou joystick.  Visando de forma geral, podemos citar como problemas decorridos dos games: a irritabilidade, agressividade, infelicidade e principalmente a depressão. 

O mais importante é orientar os filhos sobre o que assistem e brincam para que eles não construam valores inadequados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário