PROJETO MINHA CIDADE LÊ

Instituição Responsável: Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis.




Queremos que nossos educandos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias até o fim não seja obrigação, mas, sim, uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem.

Este projeto é uma forma de trabalho que possibilita o intercâmbio entre casa e escola, de uma maneira lúdica, mas, eficaz.

Vivenciando as histórias, convivendo com os personagens e suas aventuras, seus sentimentos, seus alunos serão convidados para um aprendizado prazeroso e significativo. As histórias selecionadas para o projeto trazem saberes e experiências acumuladas por várias gerações. Oferecem exemplos de modelos e papéis que, desde a infância, facilitam a nossa relação com o mundo. “Contos de fadas, histórias de bichos e fábulas são portas de entrada para o mundo da fantasia, e é também uma porta de saída para a vida real.”
Trabalhar com a literatura na escola requer que ela contribua para formação moral e ética do educando, promovendo o desenvolvimento intelectual e emocional, despertando a criatividade, autonomia e criticidade. Assim sendo, o ensino da literatura deve ser guiado por essa perspectiva.

OBJETIVO GERAL

Instituir na Rede Municipal de Ensino de Divinópolis um projeto de leitura que possibilite aos educadores e educandos desenvolverem habilidades de leitura diversas, aumentando seus conhecimentos, ampliando a cultura, que consequentemente terá como meta formar leitores competentes na busca constante de valorizar o pensar, o fazer, o avaliar, garantindo uma educação de excelente qualidade.

Algumas ações serão realizadas pelo CMEI “Nossa Senhora das Graças com o objetivo de ampliar o vocabulário das crianças, desenvolver nelas o hábito de ouvir e socializar a leitura, tais como: Reconto da história pela criança, introdução de novas palavras ao seu vocabulário, repetição de frases ditas, rodas de músicas observando rimas e fazendo gestos, empréstimos de livros, dramatização de histórias e registros através de desenhos ou palavras. Com isto esperamos que a criança desenvolva a sequência lógica dos fatos, incorpore  novas palavras ao seu vocabulário, crie novas finalizações para a mesma história, saiba a sua hora de falar, responda pertinentemente ao que foi solicitado, tenha atenção, saiba relatar o que foi ouvido, crie hábitos de leitura em família, vivencie novos papéis sociais e represente graficamente a história.